1) Abertura do primeiro desenho do herói nos Estados Unidos: O latoso teve a honra de coestrelar a primeira investida da Marvel nos desenhos animados. “The Marvel Super Heroes ” surgiu na TV americana em 1966. Era um programa que trazia um herói Marvel por cada dia da semana: Capitão América nas segundas, Hulk às terças, Homem de Ferro às quartas, Thor às quintas e Namor às sextas.
O desenho se tornou cultuado pela sua produção ruim, que reproduzia literalmente os quadrinhos originais com uma movimentação limitadíssima. Repare na letra inocente da abertura: “Tony Stark makes you feel / He’s a cool exec with a heart of steel / As Iron Man, all jets ablaze / He fights and smites with repulsor rays / Amazing armor! Iron Man! / A blaze of power! Iron Man!”
2) Abertura do primeiro desenho na tradução brasileira: A letra cafonérrima fala por si: “Tony Stark / Tira onda / Que é cientista espacial / Mas também é / Homem de Ferro / Elétrico, atômico, genial / Dura armadura / Homem de Ferro / É lenha pura / Homem de Ferro”
3) Trailer suecado do primeiro filme: Se você assistiu a “Rebobine Por Favor ” sabe que os protagonistas do filme reproduziram versões caseiras de filmes clássicas, e a técnica ficou conhecida por “suecagem”. Um sujeito fez isso com o trailer do filme de 2008 do Latinha.
4) Tony Stark paralítico: Em seu habitat natural, os quadrinhos, o momento mais lembrado do personagem é a sua luta contra o alcoolismo. No entanto, outro perrengue menos citado foi quando Tony Stark foi baleado por uma ex-namorada, Kathy Dare. O playboy sobreviveu, mas a bala atingiu sua espinha e ele se tornou – até onde sei – o primeiro super-herói na condição de cadeirante. A tecnologia do Homem de Ferro permitiu que ele andasse apenas quando usava a armadura. Outra forma de driblar a deficiência foi criar uma armadura controlada remotamente.
O interessante dessa fase, publicada no início dos anos 90, é que Stark precedeu a alardeada quebra de espinha de Bruce Wayne que deixou Batman fora de ação na DC, sendo substituído pelo anti-herói Azrael. O Homem de Ferro passou por isso bem antes e conseguiu se recuperar graças a um biochip que complementou sua coluna novamente.
5) Versão adolescente de Tony Stark: Esse outro fato curioso merece mesmo o esquecimento. Nos anos 90, a Marvel teve a ideia maluca de matar Tony Stark e substituí-lo por uma versão adolescente de uma realidade alternativa. O rapaz também teve um problema no coração que o obrigou a usar uma placa peitoral eletrônica, mas que depois virou uma armadura completa. A bizarrice foi refeita após a saga “Massacre” e Tony Stark adulto voltou ao seu lugar.
6) Mulher de Ferro: Mais uma versão alternativa. Na Terra 3490, Tony nasceu mulher, com o nome de Natasha Stark . E ela se casou com o Capitão América. A primeira aparição da personagem foi na revista Dark Reign: Fantastic Four #2, de junho de 2009.
Para quem não se ligou, Natasha é o primeiro nome de Natasha Romanova, a espiã da Marvel Viúva Negra, que nos quadrinhos teve um affair com Tony Stark. A personagem estreia no cinema em “Homem de Ferro 2″, interpretada por Scarlett Johansson.
7) Mandril de Ferro: Essa é boa. Mandril é o nome daquele macaco feioso de focinho colorido, e quando a Marvel criou uma minissérie chamada “Marvel Apes”, que trouxe versões símias dos heróis, lá estava a versão para o Vingador Dourado.
8) Homem de Ferro em clássicos do cinema: Como o universo virtual é dos desocupados,vamos a um deles que teve o maior trabalho para produzir esta infâmia: encaixar o Homem de Ferro em cenas de filmes clássicos. Tem de “Titanic” a “Harry e Sally” , tudo com trilha de AC/DC. Mas a melhor versão foi a de “Dirty Dancing” mesmo (acima).
9) Tony Stark é o quarto mais rico da ficção: A “Forbes” todo ano faz uma lista dos personagens mais ricos da ficção. Neste ano, Tony Stark chegou a um honroso quarto lugar , perdendo apenas para Riquinho (3º), Tio Patinhas (2º) e Carlisle Cullen, da saga “Crepúsculo” (1º). A fortuna de Stark foi avaliada em US$ 8,8 bilhões.
10) Extremis: Para quem não tem acompanhado os quadrinhos recentes, Extremis é um nanovírus que Tony Stark injetou em si mesmo que transformou seu corpo com superpoderes. Além de um incrível fator de cura e superdesenvolvimento cerebral, o milionário pôde se conectar a qualquer equipamento eletrônico. Como se não bastasse, ele agora estava completamente integrando a armadura; esta agora podia ser guardada no interior de seu próprio corpo e emergir conforme sua vontade. No entanto, Stark perdeu esses poderes recentemente, na saga “Invasão Secreta”, de 2009.
Marcadores: hq embate, iron man